São como caixinhas, que podem guardar uma coisa de cada vez.
Essas caixinhas podem ter nomes diferentes, como "brinquedo".
Na caixinha que diz "brinquedo", podem lá meter, por exemplo, o vosso brinquedo favorito, ou o brinquedo favorito de alguém.
E depois podem tirar e meter outro. Sempre que precisarem do "brinquedo", sabem que podem ir buscar a essa caixinha.
No computador, nas linguagens de programação, as variáveis funcionam da mesma forma, mas têm de ser organizadas por tipos.
Existem, para além de outras, variáveis do tipo texto, do tipo número e do tipo booleano.
Consegues indicar qual o tipo de variável necessário para guardar os seguintes valores?
Pode parecer complicado, mas na verdade, as variáveis facilitam muito a vida de um programador.
Observa a seguinte frase:
O Joaquim gosta muito de bolachas
Diz-nos apenas que o Joaquim gosta muito de bolachas. Mas tu chamas-te Joaquim? E gostas de bolachas?
Podemos mudar a frase para a mesma, mas a usar variáveis.
O nome gosta quanto de comida
Vê de seguida como é que estas variáveis vão mudar a frase
O nome gosta quanto de comida
Da mesma forma, podemos usar variáveis de número, que podem no fim até ser usadas para contas.
Por exemplo, vamos usar 4 variáveis, cada uma para um tipo de brinquedo.
No final, podemos fazer uma conta para somar o número de brinquedos que tempos.
Tenho 0 carro(s) e 0 boneca(s). Na gaveta tenho ainda 0 jogo(s) de tabuleiro e na prateleira tenho 0 livro(s) divertidos.
Tenho 0 brinquedo(s)!
As variáveis booleanas, ou variáveis de sim ou não, são variáveis especiais que apenas dizem se a variável é sim, ou não.
Mais exactamente, se a variável é verdadeira (true) ou falsa (false).
Ao saber se algo é verdadeiro ou falso, podemos decidir se algo acontece, ou não acontece.
Ora vê como as variáveis booleanas abaixo mudam aquilo que vês:
O que é que vês na imagem?