Variáveis

São como caixinhas, que podem guardar uma coisa de cada vez.

Essas caixinhas podem ter nomes diferentes, como "brinquedo".

Na caixinha que diz "brinquedo", podem lá meter, por exemplo, o vosso brinquedo favorito, ou o brinquedo favorito de alguém.

E depois podem tirar e meter outro. Sempre que precisarem do "brinquedo", sabem que podem ir buscar a essa caixinha.

Tipos de variáveis

No computador, nas linguagens de programação, as variáveis funcionam da mesma forma, mas têm de ser organizadas por tipos.

Existem, para além de outras, variáveis do tipo texto, do tipo número e do tipo booleano.

Será que sabes?

Consegues indicar qual o tipo de variável necessário para guardar os seguintes valores?

João
Tiago 230
sim
1503
25745-123

Usar variáveis, porquê?

Pode parecer complicado, mas na verdade, as variáveis facilitam muito a vida de um programador.
Observa a seguinte frase:

O Joaquim gosta muito de bolachas

Diz-nos apenas que o Joaquim gosta muito de bolachas. Mas tu chamas-te Joaquim? E gostas de bolachas?

Podemos mudar a frase para a mesma, mas a usar variáveis.

O nome gosta quanto de comida

Vê de seguida como é que estas variáveis vão mudar a frase

Variáveis de texto

nome:
quanto:
comida:

O nome gosta quanto de comida

Variáveis de número

Da mesma forma, podemos usar variáveis de número, que podem no fim até ser usadas para contas.
Por exemplo, vamos usar 4 variáveis, cada uma para um tipo de brinquedo.
No final, podemos fazer uma conta para somar o número de brinquedos que tempos.

número de carros:
número de bonecas:
número de jogos de tabuleiro
número de livros divertidos

Tenho 0 carro(s) e 0 boneca(s). Na gaveta tenho ainda 0 jogo(s) de tabuleiro e na prateleira tenho 0 livro(s) divertidos.
Tenho 0 brinquedo(s)!

Variáveis booleanas

As variáveis booleanas, ou variáveis de sim ou não, são variáveis especiais que apenas dizem se a variável é sim, ou não.
Mais exactamente, se a variável é verdadeira (true) ou falsa (false).

Ao saber se algo é verdadeiro ou falso, podemos decidir se algo acontece, ou não acontece.
Ora vê como as variáveis booleanas abaixo mudam aquilo que vês:

mostra imagem:
mostra pergunta:
pergunta vermelha:

O que é que vês na imagem?